Peregrinação Diocesana reúne 800 catequistas em Irati
Caminhada de fé saiu da Colina Nossa Senhora das Graças até a Paróquia Nossa Senhora da Luz
O setor 7 da Diocese de Ponta Grossa, que integra os municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, sediou no último sábado (19), a 4ª edição da Peregrinação Diocesana da Pastoral Catequética. Aproximadamente 800 catequistas, de diversas cidades do Estado, passaram a tarde em Irati.
O evento teve início na Colina Nossa Senhora das Graças com animação, espiritualidade, palestras e reflexão histórica. O itinerário seguiu com a caminhada pelas ruas do centro da cidade até a Paróquia Nossa Senhora da Luz, onde foi realizada a Santa Missa de encerramento. Durante o percurso, o grupo de peregrinos rezou a oração do santo terço, meditando os mistérios e em intercessão pela missão do catequista.
Além das centenas de peregrinos, a iniciativa contou com a presença de sacerdotes da região, da coordenadora diocesana da Catequese, Flávia Carla Nascimento, e da coordenadora do Setor 7, Elaine Delfino.
“É muito importante esse momento de encontro dos catequistas. Iniciamos em 2016, quando o Papa Francisco abriu o ano da misericórdia. Ele nos impulsionou em peregrinação fazendo uma reflexão de como está nossa caminhada. Esse encontro nos fortalece, a gente olha para o lado e vê que estamos em unidade”, destacou a coordenadora diocesana Flávia Carla Nascimento.
Para Elaine, os meses de preparação foram intensos para que tudo saísse como o planejado. “Desde o início quando recebemos o convite, já ficamos ansiosos por saber que sediaríamos esse evento. Foram meses de reuniões e ajustas para que esse dia fosse especial. Tivemos apoio dos padres, da Prefeitura de Irati, de tantas pessoas que se dedicaram neste evento. Deus providenciou um tempo maravilhoso para nós, estamos muito agradecidos”, disse.
Marcaram presença catequistas de Ponta Grossa, Imbaú, Reserva, Tibagi, Guamiranga, Imbituva, Castro, Piraí do Sul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Irati, mostrando a força da união e evangelização.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz e assessor da Catequese no Setor 7, padre Jorge Casimirski, comentou que esta peregrinação foi providencial neste período. “Estamos no mês missionário e é um momento de suma importância onde percebemos a transmissão da alegria, do dom da fé, do testemunho” disse.