Pe. Wilson Belloni: legado de fé e dedicação

No dia 28 de dezembro de 2018, Pe. Wilson Belloni, sacerdote que fez história com o trabalho em nossa região, partiu para a vida eterna em Cristo. Além da vocação religiosa, pe. Wilson teve grande influência no incentivo educacional de boa parte dos iratienses que estudaram no Colégio São Vicente de Paulo. Durante os 40 anos que aqui viveu, além do compromisso com a educação e a administração do Colégio, deixou saudades pelo trabalho pastoral.

Em Irati prestou contínuo atendimento espiritual na Capela das Canisianas onde granjeou inúmeros amigos e fiéis. Aliás, prestou ajuda em quase todas as paróquias de Irati, buscando tempo para o serviço pastoral independente do volume de trabalho que a direção do Colégio exigia. Além da comunidade de Fernandes Pinheiro, a qual também recebeu dedicação especial do sacerdote.

Quando os franciscanos deixaram de administrar nossa Paróquia e o serviço foi oferecido aos Vicentinos, foi ele quem fez, de fato, o papel de pároco, mesmo sendo o pe. Luiz Bacil que tivesse o cargo de administrador paroquial. Um pouco mais jovem que o Pe. Luiz e o Pe. Mota, buscava vigor para assumir os compromissos e atender as necessidades da paróquia e, principalmente, da Matriz.

Pe. Luis Bacil CM.

Pe. Francisco Nogueira Motta CM.

Incentivou o crescimento de muitos movimentos religiosos, dando especial atenção aos marianos e aos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Esperança.
No tempo que esteve à frente do CPC aprovou e incentivou uma melhor comunicação da nossa comunidade. Nasceu o nosso Boletim Informativo e Formativo MYRIAM.

Foi o primeiro Orientador Espiritual do Movimento Serra em Irati. Elaborou e fundou (idéia trazida pelo Pe. Pedro Gavlak), a Escola de Teologia para Leigos Nossa Senhora das Graças, juntamente com outras pessoas que deram continuidade a este projeto, que continua muito ativo até os dias de hoje, completando 22 anos de existência em Irati.

TRABALHO EDUCACIONAL

Quando de sua vinda para Irati foi professor efetivo em 1963, lecionando História e Didática. Foi depois secretário do Colégio Comercial Estadual São Vicente de Paulo. Desde junho de 1974 foi elevado à condição de diretor do Colégio, onde esteve até 2003. Por 18 anos também foi professor da FECLI.

RECONHECIMENTO

A raízes com a cidade de Irati, sua dedicação e estima, fizeram com que recebesse o título de Cidadão Honorário concedido pelo município. O tempo dedicado a estas vocações e a maneira como o fez certamente ficarão gravados pela comunidade com estima e gratidão.

Como docente e administrador teve seu trabalho reconhecido e respeitado. Como sacerdote, espelhou-se nas virtudes e nas obras de São Vicente de Paulo e na figura de Maria, para trilhar seu brilhante caminho de fé.

Pelo grande Iratiense que se tornou, ficará eternamente lembrado na memória e na história do nosso povo. Hoje, lembrado em nossas orações, dizemos mais uma vez:

Obrigado Pe. Wilson! Deus o tenha entre seus eleitos.