Designação dos nomes foi oficializada por dom Sergio
Como acontece, tradicionalmente, todo o início do ano, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi reordenou a condução das paróquias pela Diocese. As mudanças acontecem sempre que ocorre afastamento de padres administradores – por motivo de saúde, saída em missão – e alteração na assessoria de pastorais e serviços. Este ano, a viagem de dois padres para a Amazônia, padre Sílvio Mocelin e Fábio Sejanoski, e, a indicação do padre Kleber Pacheco para a coordenação regional do Setor Juventude acabaram por desencadear a reorganização no comando de algumas comunidades.
Padre Kleber respondia pelo Serviço de Animação Vocacional, que envolve também o Movimento das Capelinhas e a coordenação dos acólitos e coroinhas. Em dezembro, o sacerdote foi convidado por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo referencial da Pastoral da Juventude no Regional Sul 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para assumir a coordenação do Setor Juventude do Regional Sul 2. Convite que acabou sendo aceito por padre Kleber, depois de conversa e anuência de Dom Sergio. Para o lugar de padre Kleber no SAV, foi indicado padre Martinho Hartmann, pároco da Paróquia Sant’Ana de Castro e coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral.
Com a saída de padre Martinho, eram três as paróquias sem pároco na Diocese de Ponta Grossa, já que padre Sílvio Mocelin deixou em dezembro a São Pedro e São Paulo, em Telêmaco Borba, e, padre Fábio Sejanoski se despediu da Menino Jesus, de Reserva, este mês. Ambos os sacerdotes vão servir como missionários na Prelazia de Lábrea (AM) dentro do Projeto Igrejas-Irmãs. Pensando em cobrir tais necessidades, foi que o bispo Dom Sergio transferiu diferentes sacerdotes. Para a Paróquia São Pedro e São Paulo foi designado o padre Sandro Maciel Ferreira, atual pároco da São Sebastião e reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Ponta Grossa. Para a Sant’Ana, de Castro, foi nomeado o padre Sandro Brandt e, para a Menino Jesus foi indicado padre Rafael Moreira.
Padre Sandro Ferreira havia completado, no último dia 4, 15 anos à frente da Paróquia São Sebastião e do santuário diocesano. Quem assume a paróquia/santuário é o padre Nelson Bueno da Silva, que tinha também uma longa permanência como pároco na Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Irati, onde ficou por nove anos. Ainda em Irati, padre Alvaro Martins Nortok assumiu a Paróquia São Miguel; padre Daniel Farago, a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e, padre Marcelo Melo, a Nossa Senhora da Luz.
Ainda, em Fernandes Pinheiro, padre Moacir Gomes foi designado para a Paróquia São Sebastião; em Piraí do Sul, padre Rodrigo Ribas foi nomeado para a Senhor Menino Deus; padre Alexandre Spena Regueira será acolhido pela Menino Jesus, de Reserva, e, padre Leonel Stanski assume a São Cristóvão, de Ponta Grossa, onde passa a integrar também o Conselho Econômico da Diocese. Todos ocuparão o cargo de administradores paroquiais, com exceção dos padres Marcelo Melo, Alexandre Spena e Rodrigo Ribas, que vão servir como vigários paroquiais.