Igrejas Domésticas – Histórica Solenidade de Corpus Christi é vivida por fiéis em suas casas

Procissões e bênçãos foram realizadas de forma restrita, mas, com muita devoção pelos católicos em Irati

Um dia para ficar guardado na memória dos iratienses foi vivenciado nesta quinta-feira, 11 de junho, na Solenidade de Corpus Christi. Diante da pandemia que o mundo enfrenta e assola o país, a tradicional procissão de Corpus Christi, onde reunia uma multidão de fiéis, não aconteceu como de costume, mas nem por isso os católicos deixaram de celebrar o Corpo e Sangue de Jesus Cristo

A Paróquia Nossa Senhora da Luz promoveu um passeio com o Santíssimo Sacramento por algumas ruas da cidade de Irati, levando a imagem do Cristo eucarístico e a bênção às pessoas que aguardavam em suas casas.

CELEBRAÇÕES SOLENES
A Solenidade teve início com a missa às 10h, que foi transmitida pelas redes sociais e contou com a presença de fiéis na Matriz. Também a celebração das 15h ocorreu com 30% da capacidade do público dentro da Igreja, além dos fiéis no sistema drive-in e com transmissão pela rádio Super Najuá. Ambas as celebrações foram solenes.

PERCURSO DA FÉ
Às 16h deu início à procissão em carro aberto com o Santíssimo Sacramento, que foi orientada a seguir sem a presença de fiéis, mas, ao longo do percurso, foi inevitável que algumas pessoas acompanhassem de dentro dos seus carros com muita fé e devoção.

O trajeto percorreu alguns bairros da cidade e do território da Paróquia como, Centro, Canisianas, e São Francisco, onde realizou paradas em frente à capelas e unidades de saúde.

Foi fácil perceber a fé e devoção dos que esperavam o Santíssimo passar. Altares, quadros, imagens, velas acesas, e muitos símbolos católicos puderam ser registrados. Além da fé das pessoas, principalmente idosos, que, emocionados e de dentro de suas casas, manifestaram a saudade de estar próximo fisicamente das celebrações da Igreja.

“Solene e histórica Procissão de Corpus Christi. Onde a maioria das pessoas não puderam ir e nem enfeitaram as ruas, mas abriram os seus corações para a oração junto à família. Um momento forte de evangelização”, disse o pároco, pe. Jorge Casimirski, que conduziu o Santíssimo durante todo o tempo. A procissão foi encerrada em frente à Matriz com a bênção solene.

ARTES QUE ENCANTARAM
Mesmo sem poder unir-se às demais Paróquias para realizar os enfeites, os jovens da Matriz confeccionaram um tapete simbólico na entrada da Igreja. Além de cartazes que a Pastoral Catequética organizou no corredor central.

FORÇA DA COMUNICAÇÃO
A procissão foi transmitida pela rádio Vale do Mel, apresentada pelo padre Alexandre Spena, vigário paroquial, e o diácono permanente, Luciano Ferreira Silva, onde também a equipe da Pastoral da Comunicação, que acompanhou o percurso, fez entradas ao vivo para relatar aos ouvintes como estava sendo a solenidade.

Também o Jornal Folha de Irati realizou uma transmissão em tempo real do evento através das redes sociais. Posteriormente a Pascom também produziu um vídeo institucional com imagens de momentos marcantes da procissão histórica. A transmissões atingiram milhares de pessoas, destacando a força da comunicação nos tempos atuais.

DIA COM O SENHOR

Mais cedo, por volta das 11h, também foi realizado um passeio com Santíssimo Sacramento conduzido pelo pe. Alexandre Spena, em comunhão com a Paróquia São Miguel. Além de algumas vias do território paroquial, também foi visitado lugares como o Hospital Santa Casa de Irati e a Colina Nossa Senhora das Graças, onde junto à imagem da Santa, o padre concedeu uma bênção especial a todo o município de Irati. 

Imagens, vídeos e detalhes sobre este dia especial estão na página da Paróquia no Facebook.

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação

Veja mais sobre a Solenidade de Corpus Christi no Facebook