Um pouco da Nossa História

Inauguração da 1ª Capela 08|Set|1904

 

No dia 08 de setembro de 2024 a Paróquia N.S. da Luz de Irati completou 120 anos desde a bênção da primeira capela (08/09/1904), feita pelo padre JOÃO BATISTA SCARPETTI, vigário de Imbituva. Em 2025 (11/03) completararemos 94 anos na condição de Paróquia.

     De  08/09/1904 a 11/03/1931 a capela esteve subordinada à Paróquia de Imbituva. Neste período serviram à mesma os padres daquela Paróquia. Em 1925 chega a Iraty o Pe. Sebastião Mendes, vicentino da Congregação da Missão, responsável pela edificação da Escola Apostólica de São Vicente de Paulo, Congregação da Missão da Província do Rio de Janeiro. A capela então passa a ser cuidada pelos vicentinos.

      A 25 de julho de 1926 procedeu-se o lançamento da pedra fundamental da futura Matriz e a 11 de março de 1931 foi elevada à condição de  Paróquia, decreto nº 01 de Dom ANTONIO MAZZAROTTO, primeiro Bispo da recém criada Diocese de Ponta Grossa. Foi o Pe. PAULO WARKOCZ, lazarista polonês, designado pelo bispo como primeiro vigário a 15 de março de 1931. As obras da futura Matriz começaram em julho deste ano.

Pedra Fundamental 11|Mar|1931

No dia 08/01/1943 tomou posse Pe. TADEU DZIEDZIC, também polonês lazarista, que permaneceu até o início da ano de 1948, quando a direção da paróquia é confiada aos Freis Capuchinhos. Tomam posse dia 15/02 deste ano,com a designação do Frei NEREU M. DO VALE como vigário. Nesta data é criada a Paróquia de São Miguel.

Frei NEREU, além  de prosseguir os trabalhos de edificação da Matriz, foi o responsável pela criação da Festa de São Cristóvão, hoje a maior festa religiosa do município com mais de 76 edições, em 2024 a 76ª tornando-se uma das mais tradicionais do Brasil e a mais antiga que se tem notícia.

3ª Festa de São Cristóvão

Na década de 50, com os trabalhos da nave principal prontos, a Comissão liderada pelo Frei JOAQUIM MARIA DE CURITIBA trabalha em prol da edificação das torres, da aquisição do carrilhão de sinos, do majestoso altar de mármore, dos novos pavilhões de festas, da nova Casa Paroquial e do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.

        Além do valor arquitetônico da Matriz, a imagem primitiva de Nossa Senhora da Luz é uma obra-prima à parte. De porcelana, com altura aproximada de 30 cm, com procedência  luso/espanhola é de inestimável valor, imagem esta recuperada em 1969, visto que por aproximadamente 50 anos esteve ausente da Matriz, doada que foi pelos idos de 1918.

Imagem original de N.S da Luz.

Origem provável: Portugal / Espanha.

Altura: 30 cm | Material: Porcelana

Muitos outros Freis estiveram à frente da Paróquia, cada um se esmerando a seu modo para fazer acontecer o reino de Cristo, destacando-se nomes como Frei IRINEU, Frei JAIME L. STOLF, Frei JORGE TESSARO, Frei CLEMENTE VENDRAMIN ( que construiu a nova Casa Paroquial ), Frei JAIME MANFRIN  ( que construiu o Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic e mais 3 capelas ) e Frei ANSELMO  SCHUARÇA.

        Em 1992 os Franciscanos deram por encerrada  sua missão nesta comunidade e a Paróquia foi novamente assumida pelos Vicentinos da Congregação da Missão.

     Assumiram a Paróquia os Pes.: LUIZ BASSIL, WILSON BELLONI  e FRANCISCO NOGUEIRA MOTA, todos da Congregação da Missão; que fizeram um trabalho e louvável por 9 anos.      

Franciscanos

Vicentinos

No mês de Janeiro  de 2001, depois de 70 anos, assumem  os padres diocesanos.

Conheça os párocos ao longo desta História.

 

Fonte:  Livro Nossa Senhora da Luz de Irati 1904-2024 – Herculano Batista Neto.