Coroinhas

O grupo de coroinhas da Matriz Nossa Senhora da Luz se mantém firme e atuante há muitas décadas. Hoje, podemos ver paroquianos adultos que foram coroinhas em nossa Matriz. Atualmente, o grupo de crianças se reúne a cada 15 dias para formação e elaboração das escalas, sob a coordenação de Djane das Graças Dino. Na Diocese de Ponta Grossa, e em nossa Paróquia, os coroinhas são sinais visíveis do amor ao Cristo e à sua Igreja.

 

Histórico

 A ação evangelizadora com os coroinhas se intensificou após os anos 80, embora já estivesse presente antes em muitas Paróquias da Diocese. Ao longo dos anos foram encontros, retiros, formação e contatos com os grupos paroquiais de coroinhas, além da formação para os Coordenadores da Pastoral dos Coroinhas. Os Coroinhas foram até assunto de Reunião Geral do Clero, “quando todo o Clero Diocesano aprovou meninos e meninas, para serem coroinhas”, com o objetivo de ser uma escola de evangelização, amor a Igreja e ao Cristo Eucarístico, e um caminho vocacional. 

Muitos bispos, padres e diáconos permanentes, foram coroinhas a serviço do altar do Senhor. Muitas consagradas, religiosas, leigas engajadas nas Comunidades, também se dedicaram como coroinhas no histórico de sua caminhada de fé e vocacional. 

É um incentivo para que desde pequenos abracem a missão na Comunidade. Eles estão a serviço da Igreja, do Altar e da Liturgia nas suas várias dimensões: servir o altar, entregar folhetos às pessoas na Celebração, ajudar na acolhida da Comunidade nas Celebrações, etc… 

Com certeza, “criança evangeliza criança”! Seu testemunho de amor a Igreja e de participação chega aos seus coleguinhas da escola, do bairro e da própria comunidade, que também sentem o apelo de participar da vida e da missão da Igreja. 

Os Coroinhas e sua ação pastoral, são acompanhados na Diocese de Ponta Grossa pela Pastoral Vocacional e pelo SAV – Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Ponta Grossa, com formação, encontros, retiros e visitas aos grupos de coroinhas, além do contato com os coordenadores paroquiais. Os Coordenadores Paroquiais por sua vez fazem o acompanhamento do grupo: formação, reunião, encontros, passeios, escalas de participação nas Celebrações, espiritualidade, orações, encontros com os pais e apresentação para a Comunidade, etc… 

Fechar Menu