Exatamente um ano após sua ordenação presbiteral, padre Alexandre Spena Regueira, natural de Castro, celebrou essa data ao lado de sacerdotes da região de Irati e da comunidade, na Matriz Nossa Senhora da Luz. A Missa de Ação de Graças ocorreu na noite de terça-feira, 04 de agosto, dia em que a Igreja Católica celebra São João Maria Vianey, padroeiro dos sacerdotes.
Participaram da solenidade, padre Jorge Casimirski, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz; padre Luiz Mirkoski, pároco da Paróquia São Miguel; padre Ezequiel Hul, pároco da Paróquia São João Batista; padre Cristiano Rodrigues, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Castro; padre Nelson Bueno Silva, pároco da Perpétuo Socorro de Irati e padre Rodrigo Ribas, vigário paroquial. Também padre Leonel Stanski, pároco da Paróquia São Sebastião, de Fernandes Pinheiro; e padre Hélio Guimarães, reitor do Seminário Mãe de Deus, de Irati. O diácono permanente, Luciano F. Silva também participou da liturgia.
Emocionado, padre Alexandre expressou em suas palavras a alegria de vivenciar esse momento. Relembrou sua trajetória ao longo da caminhada no seminário e após ordenado. Amigos, familiares e momentos importantes fizeram parte de sua reflexão.
“Dois sentimentos brotam do meu coração: alegria e gratidão. Gratidão à Deus por tudo que realiza em meu favor a através de mim. Sou apenas um instrumento. E uma alegria imensa de poder celebrar essa data tão importante para todos os padres no dia de São João Maria Vianney, junto com meus irmãos de presbitério. Cada um na sua realidade se colocando em unidade comigo no amor da vida doada, transmitida e experienciada em Jesus Cristo”, expressou.
“Para mim foi uma grande alegria. Agradeço a Deus por tudo aquilo que vivenciei nesta data e em especial a Paróquia Nossa Senhora da Luz que providenciou este momento tão especial”, disse.
Alexandre foi ordenado sacerdote por Dom Sergio Arthur Braschi, dia 04 de agosto de 2019, na Paróquia San’tana, em Castro, sua comunidade de origem. Seu lema de ordenação é “Que todos sejam um” (Jo 17,21).
O sacerdote está como vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati, desde o início do ano, quando foi transferido de Tibagi, onde estava atuando na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.
Assessorando algumas das pastorais da paróquia atual e no Setor 7, padre Alexandre tem trabalhado intensamente na evangelização. A pedido do pároco, padre Jorge, atua junto a Pastoral Juvenil, com o grupo Jovens da Luz, na Pastoral da Comunicação, além da Pastoral de Cantos, Catequese, Liturgia, e Apostolado da Oração. É o atual assessor eclesiástico setorial da Renovação Carismática Católica (RCC) e da Pastoral Familiar no Setor 7 da Diocese de Ponta Grossa.
“Esses grupos e entre outros que vamos buscando um caminho de unidade e fazendo com que a missão e o Evangelho sejam anunciados”, comentou.
Texto e fotos: Pastoral da Comunicação