PARA UMA IGREJA SINODAL: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO

O Papa Francisco convocou a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023. Para tanto, iniciou um caminho de escuta e diálogo com todos os fieis reunidos em suas dioceses e arquidioceses. O processo começou em Roma. A reflexão proposta para o período que se abre de 2021 a 2023 parte do tema “POR UMA IGREJA SINODAL: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”, através do qual o Papa Francisco propõe que a igreja faça um caminho em conjunto diante da missão evangelizadora.
O manual que norteia as ações preparatórias foi apresentado na noite desta quinta-feira, 04 de novembro no Salão Paroquial Frei Leopoldo Mandic em nossa Paróquia Nossa Senhora da Luz pelos padres Joel Nalepa e Kleber A. Pacheco, acompanhados pela jornalista da diocese, Cláudia A. Carneiro.
A reunião contou com representantes de todas as paróquias do setor 7 da Diocese de Ponta Grossa, onde as lideranças receberam o documento que servirá de guia para as ações em cada uma das comunidades representadas, bem como a motivação para este trabalho importante para os objetivos do Sínodo, que “não é produzir mais documentos, pelo contrário, destina-se a inspirar as pessoas a sonhar com a igreja que somos chamados a ser, a fazer florescer as esperanças das pessoas, a estimular a confiança, a vendar as feridas, a tecer relações novas e mais profundas, a aprender uns com os outros, a construir pontes, a iluminar mentes, a aquecer corações e a dar força de novo às nossas mãos para a Missão comum”- (Documento Preparatório, nº 32).
(PASCOM – PNS da Luz)